Associação Barreiro – Memória, Património e Futuro

Somos uma instituição sem fins lucrativos, de natureza cívica, não vinculada a preceitos de ordem religiosa ou partidária. A nossa área prioritária de intervenção é a do Concelho do Barreiro. Porém não excluímos a hipótese de realizar acções noutros locais, desde que solicitadas por grupos de cidadãos, associações congéneres ou por manifesto benefício do nosso Concelho.

É nosso desejo estabelecer colaborações com outras instituições motivadas e ou vocacionadas para divulgação e salvaguarda do património material e imaterial, em especial as sediadas no Barreiro, bem como com todos os cidadãos que queiram associar-se a este projecto de carácter cívico e cultural.

Cumprindo os nossos objectivos e deveres estatuários, aderimos a esta Plataforma, no sentido de juntar vontades em defesa deste Património Classificado, a quinta do Bramcamp.

Plataforma Cidadã “Braamcamp é de Todos”

Composta pelos seguintes Movimentos e Associações:

Movimento “A Quinta do Braamcamp é de Todos”

Braamcamp.org

Cooperativa Mula

Movimento Utentes Serviços Públicos

Associação Barreiro Património, Memória e Futuro

MANIFESTO DO MOVIMENTO “Braamcamp é de todos!”

• As suas condições naturais extraordinárias, rodeada de praias de areia doirada, as águas calmas e límpidas do Tejo, o Sol resplandecendo em miríades de oiro e prata, as aves marinhas em voos de liberdade, configuram uma das mais fantásticas dádivas da natureza nas margens do grande rio. A área de Alburrica/Mexilhoeiro, “tão fermosa e não segura”, deve ser preservada, valorizada, defendida para gaudio e fruição da Humanidade ameaçada pelas alterações climáticas.

• O arquitecto Cabeça Padrão, um barreirense sábio, escreveu em Dezembro de 1985, no nº 3 de “Um Olhar sobre o Barreiro” : “[…] Tendo em vista o equilíbrio ecológico do rio, a rara concentração exemplar de arqueologia industrial, o excelente panorama de rio que oferece, e ser ainda o logradouro urbano de maior vastidão e qualidade que o Barreiro possui […] é urgente uma intervenção urbanística planificada que tenha em vista o superior interesse da população quanto a esta área [Alburrica] vocacionada para o seu lazer e repouso.”

• Durante séculos pertença de nobres, homens de negócios, proprietários estrangeiros, salvo da especulação imobiliária com a Revolução de Abril, o território da Quinta Braamcamp foi adquirido pela Câmara Municipal em 2015 e é hoje propriedade de toda a população. Nesta mudança de paradigma teceram-se sonhos de preservação, dignificação e valorização ambiental, patrimonial e cultural, tendo em vista a constituição de um Espaço Público Natural para exclusivo usufruto do povo.

• Para concretizar tal desiderato é necessário um Projecto Estratégico, global e integrado, para toda a área de Alburrica/ Mexilhoeiro/ Quinta Braamcamp, garantindo a sua recuperação, organização, visitação, usufruição sustentada, numa perspectiva de respeito pela sua ecologia e pela sua história. Os planos de ordenamento daí resultantes deverão ser discutidos com a população, quantificados, faseados, comparticipados, estruturados para a defesa do território a médio e longo prazo.

• A Quinta do Braamcamp é de todos! Dos barreirenses e de todos os amantes da natureza que nos visitem em turismo cultural, não devendo ser de ninguém em particular. Este território é inalienável sob qualquer pretexto! Deverá continuar no domínio público porque como cantou o poeta: “Tem o destino da Lua, que a todos encanta e não é de ninguém!”.

• Por isso, como disse outro poeta – João Apolinário: “ É preciso avisar toda a gente, dar notícia, informar, prevenir!”. A partir de hoje será essa a maior preocupação do Movimento Cidadão: “A Quinta do Braamcamp é de todos!”.

“Braamcamp é de Todos”