Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios Alburrica/Braamcamp Que Futuro(s)Para o Património

Porassociacaobraamcamp

A Associação Barreiro Património Memória Futuro, mais uma vez, integra as comemorações nacionais do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que este ano se celebra com o tema “Passados Complexos. Futuros Diversos”.

A nossa participação, decorrerá no dia 17 de Abril, Junto ao Mercado 1º de Maio a partir das 10 horas. É diversificada e de grande actualidade para o Barreiro, terra com uma história de grande importância e singularidade, bem como para todos os barreirenses de nascimento e coração.

Da programação, que se realizará em sítio público no período da manhã, assinalamos:

– Exposição: “Roteiro dos Moinhos de Maré e Vento do Barreiro”

– Apresentação da Revista Fundição Nº10, dedicada ao tema “Alburrica / Braamcamp Que Futuro(s) Para o Património”,

Lançamento do Arquivo Barreiro em arquivobarreiro.org

A centralidade no estuário, a proximidade à capital, a boa acessibilidade dos rios Tejo e Coina e os recursos naturais determinaram que quase tudo o que pode ser transformado pela força humana, aqui tenha frutificado – das redes de pesca às salinas, do vinho ao vidro e à cerâmica, da terra lavrada à metalurgia, da madeira aos produtos químicos, dos moinhos à cortiça, da indústria naval à ferroviária…

Unidades produtivas manufactureiras, proto-industriais e industriais com tecnologias de primeira linha em cada momento e importância nacional e internacional, com relevo para os períodos da Expansão e Industrialização, configurando uma identidade fundada no trabalho e na diversidade cultural.

O vigor das unidades produtivas especializadas instaladas ao longo dos séculos determinou o lugar de destaque que o Barreiro sempre ocupou nos processos de desenvolvimento do País.

A Classificação da CUF de Interesse Nacional, a abertura do Processo de Classificação de Interesse Nacional da CP, a Classificação de Interesse Público da Real Fábrica de Vidros de Coina, a Classificação de Interesse Municipal de Alburrica, entre outros patrimónios classificados, são bem exemplo desta importância que transforma o nosso património numa “mina de ouro” que permite criar novos futuros sustentados, desde que saibamos equacionar o papel do património no projecto a desenvolver.

Antecipadamente gratos pela vossa presença.

A Associação Barreiro – Património Memória e Futuro

Sobre o autor